Fato é que ficar se culpando por coisas passadas ou mesmo se lamentando por um passado que era muito melhor gera um rebaixamento de humor; por outro lado, a ansiedade é gerada por um excesso de preocupações quanto ao futuro. Não estou dizendo que não podemos nos recordar de coisas que se passaram ou que não devamos nos preparar para novas situações, o problema ocorre quando "estacionamos" em um desses pólos e esquecemos de viver o momento presente. Dessa forma, esquecemos de valorizar as pessoas que estão ao nosso redor, não apreciamos verdadeiramente os momentos pelos quais passamos e, obviamente, adoecemos.

No entanto, qualquer atividade que te "prenda" no momento presente é de grande auxílio, hoje uma atividade que está sendo bastante difundida é a dos livros para colorir, ao se focar na atividade você está focando no presente; mas você pode preferir correr, fazer quebra-cabeças, limpar a casa, enfim... perceba qual atividade faz você retirar o foco de preocupações ou de lembranças passadas e comece a trazer isso para o seu dia-a-dia, ou seja, quando perceber que está se preocupando ou lamentando demasiadamente volte o foco para aquilo que está fazendo.
Atenção, não é fugir dos problemas e preocupações, mas não deixar aquilo que não tem solução, ou pelo menos solução imediata ou até mesmo o que pode ser resolvido com o tempo tomar conta de você, retirá-lo de coisas que merecem sua atenção; o mesmo com os pensamentos focados no passado.
Se necessário, procure ajuda!
Para finalizar deixo uma frase do grande Buda:
"O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente."
Por Mayla Diniz
*imagem retirada da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário