Já falamos anteriormente sobre as habilidades sociais (link: http://consultoriotcc.blogspot.com.br/2015/05/habilidades-sociais.html), que são um campo de estudo da psicologia. O estudo em habilidades sociais divide-se em diversos ramos para que possamos entender um funcionamento hábil e auxiliar no treinamento daqueles que apresentam dificuldade em alguma área, como por exemplo, expressão de emoções, iniciar conversações, entender o comportamento não verbal do outro, assim como os tipos de comportamento existentes. É nesse último que a pergunta no título de enquadra; existem outras maneiras de se comportar, como a manipuladora, por exemplo, mas vamos nos ater nesses três principais.

Nós podemos nos comportar de diferentes formas dependendo da situação na qual nos encontramos, mas geralmente tendemos a utilizar uma mais dos que as outras. Quando falamos de um estilo agressivo, pensamos em pessoas que falam alto, tem uma postura intimidadora, geralmente conseguem o que querem, pois exigem dos demais, no entanto, suas relações sociais são problemáticas, pois dificilmente conseguimos conviver com pessoas assim por muito tempo. Ao pensar no extremo oposto dizemos da passividade, os passivos geralmente falam baixo, apresentam o olhar baixo e acabam por abdicar daquilo que querem e acham melhor para manter suas relações sociais, o que acaba por fazer com que os outros se aproveitem disso e abusem dessas pessoas.
O meio termo fica por conta da assertividade, o assertivo fala em um tom de voz passível de ser escutado por todos que estão em volta, não são intimidadores e conseguem dizer de suas necessidades, negar pedidos que não queiram atender e, com isso, são capazes de manter uma relação de respeito com as outras pessoas.
É importante notar também, que quando pensamos nesses comportamentos, também estamos pensando na questão dos direitos, ou seja, o agressivo é aquele que se preocupa em demasia com os seus direitos e viola os dos demais; o passivo faz o caminho inverso, ignora os seus direitos e atende apenas o dos outros; o comportamento assertivo, por fim, consegue respeitar os seus direitos e os dos demais. Por exemplo, se alguém me pede algo e não quero fazer é meu direito dizer "não"; por outro lado, se peço algo a alguém, tenho que respeitar o direito do outro em dizer "não" também.
E então, em qual desses comportamentos você mais se encaixou? A boa notícia é que podemos mudar a forma como nos comportamos; se for algo muito difícil para você, um profissional poderá auxiliá-lo com os treinos em habilidades sociais!
Por Mayla Diniz
*Imagem retirada da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário