
A pergunta pode parecer um tanto boba, mas a verdade é que, principalmente durante um momento difícil, a maioria das pessoas não consegue fazer bem essa diferenciação. É comum ouvirmos frases como: "sinto que sou um perdedor" ou "pensei que eu estava mal"; na realidade a pessoa pensa ser uma perdedora e se sente mal com a situação ocorrida.
E por que essa diferenciação é tão importante? Porque, muitas vezes, podemos ter sentimentos negativos muito fortes que estarão atrelados a pensamentos distorcidos, ou seja, que não condizem com a realidade; assim, essa diferenciação nos permite deixar o sentimento um pouco de lado e avaliar a veracidade dos nossos pensamentos e, encontrando as distorções, conseguimos fazer com que os sentimentos enfraqueçam e não nos deixem tão mal.
Faça rapidamente o exercício abaixo tentando identificar o que é pensamento, o que é emoção e o que comportamento:
Irritado _______________
Chorando _______________
Eu sempre vou me sentir assim _______________
Bravo _______________
Eu não presto _______________
Contando o número de casas na rua _______________
A resposta é: emoção, comportamento, pensamento, emoção, pensamento e comportamento. Conseguiu acertar todos? Ficou com dúvida em algum?
Podemos dizer que os pensamentos são todas as frases ou imagens que passam em nossa cabeça; as emoções nos despertam sensações positivas e negativas em nosso corpo e podemos nomear como tristeza, alegria, raiva, inveja, entre outras; já os comportamentos são todas as ações praticadas por nós diante de alguma situação.
Dessa forma, sempre que alguma emoção negativa surgir tente perceber os pensamentos que estão passando em sua cabeça e avalie se eles estão de acordo com a realidade.
Se ainda sim for muito difícil para você, procure ajuda!
Por Mayla Diniz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário