sábado, 18 de abril de 2015

Como você lida com suas emoções?

Tem pessoas que se dizem emotivas, outras tem orgulho de dizer que não se deixam abalar pelas emoções, outras lutam para se manterem constantemente calmas. Fato é que, independente de onde se encaixe, você sabe lidar com suas emoções?
Não são poucas as pessoas que não foram ensinadas sobre o que acontece em seus corpos, isso faz com que sejam obrigadas a lidar sozinhas e, muitas vezes, o que era útil antes começa a causar sofrimento com o passar do tempo. Suponhamos que quando criança, ao se sentir ansioso, seus pais ignorassem sua emoção, você aprende que o certo é então ignorá-la, até que em um certo momento da vida se torna um transtorno com o qual você não consegue lidar; ou você foi reforçado por se focar muito mais em seu desempenho e por inibir qualquer necessidade emocional, você se torna uma pessoa muito rígida e pode ter uma série de sintomas psicossomáticos pelo corpo (aquelas dores que nunca tem uma causa, por exemplo).
Poderia dar inúmeros exemplos, fato é que a forma como lidamos com uma emoção pode muitas vezes piorar o momento difícil pelo qual estamos passando. Ser emotivo é bom, mas em excesso pode acabar fazendo com que nos lamentemos mais do que procuremos uma saída para os problemas; da mesma forma, não aceitar as emoções ou ter dificuldade em externa-las pode fazer com que nos sintamos sufocados.
As emoções geralmente são divididas em emoções positivas (que nos trazem boas sensações) e emoções negativas (que nos trazem sensações mais difíceis de serem sentidas), independente da categoria na qual se encontrem elas são mais do que necessárias em nossa vida. Se não sentíssemos ansiedade, por exemplo, correríamos o risco de sermos atropelados ao atravessar uma rua, se não sentíssemos raiva poderíamos ser constantemente abusados sem nos importar. 
É preciso avaliar, portanto, o que te faz inibi-las, muitas vezes são pensamentos e crenças distorcidas que só mantém o sofrimento. Portanto, se você tem dificuldade em deixar a emoções fluírem aceite-as, tanto as negativas, quanto as positivas, aceite as tristezas, a ansiedade e os estados de relaxamento e felicidade. 
Existem alguns mitos envolvendo as emoções, como por exemplo:
1) "Se eu deixar a emoção negativa fluir ela crescerá a ponto de eu não ter mais controle": pelo contrário, quanto mais você segura uma emoção por não achá-la certa de ser sentida, por não aceitá-la, mais ela se manterá dentro de você; as emoções são como uma onda quando fluem bem, atingem um pico e logo decaem;
2) "Se eu sentir uma emoção negativa significa que sou fraco": como dito antes, emoções devem ser sentidas, "ser forte na vida" deve dizer muito mais de como você enfrenta os momentos difíceis do que se você chora diante deles; posso chorar todos os dias porque algo de ruim me aconteceu, mas se procuro solucionar o problema isso diz de muita força;
3) "Se eu expor meus problemas e emoções para as pessoas serei chato/"reclamão"": todos nós precisamos de um ombro amigo e quanto mais expomos algo difícil que nos acontece e como estamos nos sentindo diante da situação, mais ela tende a se enfraquecer ou a se tornar mais fácil de lidar; criam-se bons momentos para trocas de experiências. E se você é do tipo que escuta os problemas dos outros sem achá-los chatos e "reclamões", por que eles acabariam achando isso de você? E por que você não teria o direito de se expor também?

Se você tem outros mitos pense sobre eles, não tenha medo de sentir suas emoções, elas são importantíssimas e são daquelas provas de que estamos vivos; aceite seu corpo, se aceite, viva! Se ainda sim for muito difícil para você, procure ajuda profissional!


Por Mayla Diniz
*Imagem retirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário